Com gestão especializada da Bonjardim, operação de alimentos e bebidas garante excelência na experiência de hóspedes e visitantes de eventos
Muito mais do que um serviço de apoio, a área de Alimentos & Bebidas (A&B) vem assumindo um papel cada vez mais estratégico na hotelaria e na realização de eventos. No Brasil, esse departamento representa entre 20% e 25% do faturamento dos hotéis, segundo especialistas do setor, e esse número tende a ser ainda mais significativo em empreendimentos com operações integradas a centros de convenções.
Um exemplo emblemático dessa tendência é a atuação da Bonjardim no complexo formado pelo hotel Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel e pelo Espaço Immensità. Com capacidade para atender até 3 mil pessoas simultaneamente, o local se tornou referência na capital paulista pela excelência na experiência gastronômica oferecida tanto aos hóspedes quanto aos participantes de grandes feiras, congressos e eventos corporativos.
“A área de A&B é a parte mais sensível da hotelaria. Um hóspede pode perdoar uma luz queimada, mas não esquece um café da manhã ruim. Aqui, tratamos essa área com o devido protagonismo, porque ela impacta diretamente na percepção do serviço como um todo e, principalmente, nos resultados da operação”, explica Dalmo Valim, gerente geral do Wyndham Garden Nortel.
Uma operação completa, da cozinha ao salão
Responsável por toda a cadeia de serviços de alimentação no complexo, a Bonjardim traz em sua bagagem mais de 30 anos de experiência no setor de hospitalidade. A empresa é responsável desde o café da manhã servido aos hóspedes do hotel até os banquetes, coffee breaks e coquetéis que movimentam os eventos realizados no Espaço Immensità.
Em dias de alta demanda, a operação mobiliza até 60 profissionais, incluindo cozinheiros, atendentes, nutricionistas e chefs de cozinha. Toda a estrutura é apoiada por um centro de compras próprio, sistemas de controle de qualidade rigorosos e cardápios elaborados por chefs com formação internacional.
Entre os destaques da equipe está o chef Alexandre Afonso, com formação no Le Cordon Bleu de Paris e passagem por cozinhas da Europa e América Latina. Seu trabalho se reflete em menus que combinam sofisticação, diversidade e agilidade no atendimento.
“Atualmente, a atuação da Bonjardim no Immensità é a maior da empresa e representa o que fazemos de melhor: atendimento próximo, cardápio variado, adaptação ao ritmo do evento e, principalmente, segurança alimentar”, ressalta Alfredo Nagib de Vasconcelos Miguel, CEO da Bonjardim.
Gastronomia adaptável e de alto padrão
A gastronomia servida nos eventos realizados no complexo combina variedade e qualidade. O menu inclui pratos internacionais, opções veganas, massas artesanais, cortes nobres de carne e sobremesas elaboradas, sempre com atenção às restrições alimentares e à dinâmica dos eventos.
Esse modelo permite atender com eficiência os picos de demanda gerados pelas agendas intensas dos congressos e convenções, sem abrir mão do padrão de qualidade. O resultado é uma experiência memorável que fideliza clientes e transforma a gastronomia em um diferencial competitivo.
“Quem realiza um evento no Espaço Immensità costuma voltar devido à excelente estrutura, atendimento e alta qualidade gastronômica do Bonjardim. E tudo isso tem se mostrado um modelo eficiente de encantar os participantes de eventos, assim como hóspedes do Wyndham Garden Nortel”, comenta Claudio Moyses, CEO do Espaço Immensità.
Um modelo de hospitalidade que inspira
A sinergia entre hotel e centro de eventos, unida à operação de A&B da Bonjardim, revela uma estratégia cada vez mais valorizada no setor: a da hospitalidade integrada e pensada em cada detalhe. Em vez de tratar alimentos e bebidas como um serviço periférico, o modelo implementado no Wyndham Garden Nortel e no Espaço Immensità coloca a gastronomia no centro da experiência do cliente.
Essa abordagem contribui não apenas para a satisfação dos hóspedes e participantes, mas também para a reputação dos empreendimentos, impactando diretamente os resultados financeiros e a capacidade de atrair novos negócios.



